5 frases para não falar ao seu filho bilíngue

sexta-feira, 5 de maio de 2017 0 comentários
Caros leitores e comunidade em geral, muitas pessoas, que matriculam os filhos para estudarem outro idioma podem se sentir culpados pelo cansaço, pela correria do dia a dia ou porque simplesmente não acham que possam causar qualquer dano em falar determinadas frases. Criar crianças bilíngues não é tão fácil como se imagina. É trabalhoso e necessário muita compreensão, e às vezes muita paciência, especialmente se você é o responsável que não domina a língua. Qualquer coisa que você diga pode afetá-las de uma maneira ou de outra, sendo assim muito importante que todos os envolvidos pensem duas vezes antes de fazer determinados comentários.

Com a implantação do Beit System e o Projeto de Bilinguismo na IESI, a equipe do blog SI em Notícia, juntamente com a coordenadora Amanda Pas, pesquisaram, traduziram e adaptaram um texto que trata das 5 frases que devemos evitar falar para uma criança bilíngue ou multilíngue. São elas:

     1- “Você falou essa palavra errada” ou “Isso qualquer criança fala”

O responsável precisa ser muito cuidadoso ao corrigir a criança, principalmente na frente de outras pessoas. Algumas crianças podem ser mais sensíveis que outras e se sentirem envergonhadas, o que pode realmente atrapalhar a confiança e o processo de aprendizagem.  Uma maneira de corrigir é repetindo a sentença falando do modo correto, finalizando com uma parabenização.

Caso a criança chegue em casa cantando uma música ou falando uma frase que julga “fácil”, não a repreenda. Isso demonstra que a criança aprendeu e quer mostrar aos responsáveis esse fato. O responsável, incentiva, e assim, fornece a dose de confiança necessária para a criança.

2- “Mostre para os amigos como você sabe falar em inglês”

É tentador mostrar o filho fora quando as pessoas pedem para ver como falam "X" linguagem, mas pedindo-lhes para mostrar aos outros apenas porque eles podem, nunca é uma boa ideia. Para algumas crianças esse gesto pode fazê-los sentir diferentes mediante outras crianças. É possível que algumas crianças possam se esquivar e evitar falar a língua na frente de qualquer um, como também, pode fazê-las superconfiantes, e as deixarem pensar que são melhores do que outras porque falam uma outra língua.

Uma alternativa seria dizer "você pode ensinar-lhes como falar um pouco de Inglês" ou "você pode ensinar-lhes como dizer isso em Inglês" pedindo-lhes para ensinar e dar-lhes um sentimento de responsabilidade em vez de ter que executar.

3- "Eu vou te dar uma recompensa se você falar em Inglês”

Ao recompensar a criança por falar uma determinada língua você está essencialmente a subornando. Claro que ela pode dizer o que você quer que ela diga no momento. Mas é só porque ela sabe que está conseguindo algo e o fato de não fazer pode acarretar não falar em outra língua por escolha.

Alternativamente, você poderia incentiva-la a falar o idioma de maneira mais divertida e emocionante. Compre alguns livros novos, ou organize alguns jogos diferentes que geralmente não jogam. Proporcionar "atividades especiais" que só podem realizar na língua para que se sinta mais motivada. Você se surpreenderá como aprenderão quando há diversão, e quanto mais tentarão novas atividades.

4- “Seu irmão/sua irmã fala em inglês melhor que você”

Devemos tentar o nosso melhor para não comparar a criança com qualquer outra pessoa, especialmente no caso de irmãos. Todas as crianças aprendem em seu próprio ritmo, algumas crianças vão pegar as palavras rapidamente e outras podem precisar de um pouco mais de tempo. Nenhuma criança deve se sentir insegura ou com a sensação de não ser boa o suficiente.

Se você acha que a criança não está no nível que deveria, há muitas coisas que pode ser realizado com o objetivo de maior exposição ao idioma.

5- “Eu não vou ouvir você, se você não falar em Inglês”

As crianças podem ficar frustradas quando não conseguem se expressar e tendem a usar a linguagem que melhor se comunicam. Elas não devem ser punidas por isso. Nunca devemos dizer que não as ouviremos se não falarem a língua que queremos. Existe o risco no qual a criança não queira falar de volta. As crianças vão testar-nos para ver a nossa reação e eles precisam saber que estamos despostos a ouvi-los, não importa o quê.

Uma alternativa pode ser apenas para lembrar a criança que você fala a língua X cada vez e dizer-lhes que você irá ajudá-los a expressar o que eles querem dizer. Você poderia então repeti-lo junto.


Por Marketing e Eventos


0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI