Conhecimento e contribuição sobre a música

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016 0 comentários
O SI em Notícia publica hoje, um texto advindo da parceria do NEM – Núcleo de Estudos Musicais, que juntamente com a IESI, proporciona e complementa o aprendizado musical dentro do ambiente escolar e fora do horário normal de aulas. Conheça um pouco mais sobre a música:

A música é composta por três elementos básicos: Harmonia, Melodia e Ritmo. A harmonia é o conjunto agradável de notas musicais (acordes, como no violão), a melodia são as notas tocadas separadamente (piano, sax, voz) e o ritmo é a noção métrica-temporal da música (batida, como na bateria).  Já o processamento musical envolve 3 etapas: percepção musical, reconhecimento e emoção.

A música ativa muitas áreas cerebrais e possui um alto potencial terapêutico ainda não conhecido em sua totalidade por conta da falta de estudos na área da musicoterapia. A música pode promover a liberação de dopamina inundando assim os sistemas dopaminérgicos receptores de D2, como por exemplo, em pacientes com epilepsia do lobo temporal, a inundação de dopamina pode potencialmente se comportar como um anticonvulsivante, entre outros benefícios em diversas doenças.

Por Kaique Miranda e Silva

NEM – Núcleo de Estudos Musicais

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI