A biodiversidade leva o Ensino Médio ao Jardim Botânico

sexta-feira, 8 de novembro de 2013 0 comentários

Caros leitores e comunidade escolar, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é um país de proporções continentais: seus 8,5 milhões km² ocupam quase a metade da América do Sul e abarcam várias zonas climáticas – como o trópico úmido no Norte, o semiárido no Nordeste e áreas temperadas no Sul. Evidentemente, estas diferenças climáticas levam a grandes variações ecológicas, formando zonas biogeográficas distintas ou biomas: a Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semiáridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta. Esta abundante variedade de vida – que se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra – eleva o Brasil ao posto de principal nação entre os 17 países  de maior biodiversidade.

Portanto, biodiversidade nada mais é do que a diversidade, ou a variedade, de formas de vida no planeta, ou seja, é a diversidade de espécies, genes, variedades, ecossistemas, gêneros e famílias, enfim, a variedade da natureza viva.

Na busca por vivenciar o conteúdo do material UNOi que contempla a biodiversidade, no dia 31 de Outubro, os alunos do 2º anos do Ensino Médio, acompanhados pela professora Isabel Cristina, visitaram o Jardim Botânico e puderam aprender e entender as diferenças do ecossistema, quando observaram a mata atlântica, o cerrado, a estufa, a trilha da nascente do Riacho do Ipiranga no local, bem como, interagiram e fortaleceram os laços de amizade com muita descontração como pode ser observado no álbum Ensino Médio 2013.

Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI