A articulação das competências e conteúdos no ENEM

segunda-feira, 23 de setembro de 2013 1 comentários

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando e pretende sinalizar as expectativas de aprendizagem dos alunos ao final da educação básica, assim como, explicitar que os conteúdos das disciplinas escolares devem constituir os meios para a formação pessoal dos alunos e que as competências não estão relacionadas com nenhum conteúdo curricular específico, mas são entendidas como indispensáveis à aquisição de qualquer conhecimento.

Segundo Guiomar Namo de Mello, colaboradora do UNOi, as competências são introduzidas como um conjunto de operações mentais que são resultados a serem alcançados nos aspectos mais gerais do desenvolvimento do aluno. Já os conteúdos são recursos intelectuais, saberes ou conhecimentos desenvolvidos pelos educadores e instituição de ensino.

A articulação entre as competências e conteúdos requer um trabalho importante constituído em cada uma das áreas ou disciplinas, que se expressam em expectativas de aprendizagem, chamadas muitas vexes de habilidades.

Na IESI a preparação para o ENEM é levada muito a sério pelos educadores e toda equipe pedagógica, que atualmente discute e preocupa-se com a participação e desempenho nessa avaliação, bem como nos vestibulares e futuro profissional dos estudantes.

Por Marketing e Eventos

1 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI