ENEM - O desafio de avaliar competências e habilidades

terça-feira, 6 de agosto de 2013 0 comentários

Na segunda publicação para auxiliar e facilitar os estudos, o SI em Notícia aborda tema para educadores e estudantes  conhecerem um pouco mais sobre a matriz de avaliação do ENEM.

Segundo Maria Luiza Abaurre, autora do Sistema UNO de Ensino. Mestre em teoria literária pela Unicamp e coordenadora de língua portuguesa da Escola Comunitária de Campinas (SP), a criação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, enfrentou o desafio de formatar uma avaliação para aferir o desenvolvimento de competências e habilidades ao final da escolaridade básica por meio de provas interdisciplinares, contextualizadas e organizadas a partir de situações-problema.

A prova do Enem deveria avaliar cinco competências básicas e 21 habilidades associadas a operações essenciais a partir das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias).

Em 2009, uma nova matriz de referência foi criada para acomodar o perfil do novo Exame Nacional do Ensino Médio, que assumiu a função de oferecer subsídios para a seleção de alunos e pretende, eventualmente, substituir os exames vestibulares, promovendo uma unificação nacional do processo de seleção para o ensino superior.

A matriz do novo Enem preserva as cinco competências como eixos cognitivos comuns e estabelece nove competências de área e 30 habilidades para cada uma das quatro áreas do conhecimento.

O documento explicita também os objetos de conhecimento que devem ser associados às matrizes de referência, permitindo que os professores das diferentes áreas saibam quais itens dos conteúdos específicos servirão de base para a avaliação das competências e habilidades.

Leia também a publicação Atualidades da IESI para o ENEM 2013.

Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI