Alunos da IESI estudam e recordam a Abolição da Escravatura

quarta-feira, 15 de maio de 2013 0 comentários

A colonização do Brasil iniciou no século XVI, quando os trabalhos manuais pesados eram realizados por indígenas nas lavouras. Mas, a escravidão indígena não pôde ser levada adiante, pois os religiosos católicos se posicionaram em defesa dos índios, o que fez os colonizadores portugueses buscar alternativa nos negros da África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Foi neste contexto que começou a entrada dos escravos africanos no Brasil.

Os negros africanos desembarcavam no Brasil e eram comprados como mercadorias por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e, muitas vezes, violenta. A escravidão permaneceu por quase 300 anos, pois a economia do Brasil contava quase que exclusivamente com o trabalho escravo para realizar os trabalhos nas fazendas e nas minas.

Na segunda metade do século XIX com Joaquim Nabuco, um dos principais abolicionistas deste período, surgiu o movimento abolicionista, que defendia a abolição da escravidão no Brasil. Em 1850, foi extinto o tráfico de escravos no Brasil. Vinte e um anos mais tarde, em de 28 de setembro de 1871, foi promulgada a Lei do Ventre-Livre, que tornou livres os filhos de escravos que nascessem a partir desse decreto. No ano de 1885, foi  promulgada a lei Saraiva-Cotegipe (também conhecida como Lei dos Sexagenários) que beneficiava os negros com mais de 65 anos de idade.

Foi somente em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea, que a liberdade total e definitiva finalmente foi alcançada pelos negros brasileiros. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel (filha de D. Pedro II), abolia de vez a escravidão em nosso país.

Baseados nestes fatos históricos, os alunos da IESI realizaram atividades para estudar, aprender e recordar como foi extinta a escravidão no Brasil.

Confira essas atividades entre outras no álbum Momentos e Atividades 2013

Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI