A Química na prática

segunda-feira, 22 de abril de 2013 0 comentários

A Química é uma ciência experimental, cujos reflexos se percebem, por meio de distintas maneiras em nosso cotidiano. Essa grande ciência está presente ativamente em vários setores de nossa modernidade como nos combustíveis, plásticos, tintas, saúde, alimentos, petroquímica, corantes, adesivos, bebidas, materiais de limpeza, entre outros. Esta ciência quando bem aproveitada nos traz grandes benefícios, como por exemplo, o aperfeiçoamento dos confortos humanos, o declínio do número de mortes devido a evolução da medicina, etc.

Na aula de química da professora Nilza nos 1º anos do Ensino Médio da IESI, esta ciência, com certeza, é muito bem aplicada. Na última sexta feira, dia 19 de Abril, no laboratório de ciências da instituição, todos os presentes puderam conhecer os espectros atômicos utilizando-se do modelo de Bohr (Niels Bohr, um dos maiores cientistas europeus em questões nucleares, nasceu em Copenhague no dia 5 de outubro de 1885 e formou-se em Física em 1911).

Segundo professora Nilza, neste experimento prático, por meio de um teste de chama, primeiramente os elétrons são excitados na lâmpada de gás e, a seguir, ao retornarem aos níveis de menor energia, liberam energia na forma de luz. Como a cor da luz emitida depende da diferença de energia entre os níveis envolvidos na transição e como essa diferença varia de elemento para elemento, a luz apresentará cor característica para cada elemento químico. O modelo atômico de Rutherford, modificado por Bohr, é também conhecido como modelo de Rutherford-Bohr.

Acesse o álbum Ensino Médio 2013 e veja fotos exclusivas da atividade prática baseada no material do UNOI.

Por Marketing e Eventos

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI