A importância e benefícios da atividade física

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 0 comentários

A atualidade tem sido marcada por altos índices de sedentarismo e obesidade. A atividade física hoje em dia é muito importante em uma era que não precisamos sair de casa para quase nada, basta um clique, uma mensagem, enfim tudo se tornou muito cômodo e as crianças que sofrem mais com isso, há mais de vinte anos que elas estão sendo influenciado pela tecnologia, jogar videogame, computador, televisão, celular, enfim é tudo muito atrativo para as crianças, porém pode causar a comodidade que leva ao sedentarismo.

Os exercícios físicos são indispensáveis na infância, fase que a criança está em desenvolvimento, em formação do caráter, na definição de ideias e em crescente socialização. Portanto, nesta fase, as crianças podem e devem desenvolver o hábito e gostar de praticar esportes, pois é indicado em todas as idades e sem restrições, apenas é preciso escolher a atividade correta e indicada para sua idade.

Os benefícios de um exercício físico são inúmeros tanto fisiológicos como psicológicos, as pessoas que praticam garantem que através da atividade ganharam mais massa muscular, força e se sentem pessoas melhores e mais dispostas, nas crianças os efeitos são visíveis também além de auxiliar o desenvolvimento corporal de toda a musculatura e ossos fortificando-os, auxilia na psicomotricidade no desenvolvimento motor, melhora a interação. Daí a indispensável importância da Educação Física Escolar, onde se tem a oportunidade de desenvolver cada criança com suas particularidades respeitando sempre seu nível de maturação psicológica e física. Quando é um esporte ou atividade física em conjunto, ajuda a criança a conhecer e revelar seus medos, sua coragem, seus limites, melhora a autoestima e autoconfiança, evita doenças crônicas, reforça a imunidade do corpo, ajudando a prevenir o organismo de doenças respiratórias, problemas do coração, entre outros.

Enfim, podemos observar nas fotos da montagem desta matéria, que as aulas de Educação Física, da professora Sandra na IESI, desenvolvem e resgatam as brincadeiras folclóricas, como pé de lata, que trabalha o equilíbrio de forma  lúdica, a amarelinha, que além de divertida trabalha coordenação motora, força dos membros inferiores, o equilíbrio e o conhecimento dos números, ou seja, brincadeiras antigas ou customizadas, que trabalham todas as capacidades físicas e beneficiam o desenvolvimento geral dos alunos.

Por Sandra Alves
Professora de Educação Física
 Ensino Fundamental I e II da IESI

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI