Dicas da Nutricionista da IESI

quinta-feira, 13 de setembro de 2012 0 comentários
Caros leitores, a matéria de hoje é mais uma contribuição da nutricionista da IESI, que também foi aluna do ensino fundamental ao ensino médio na instituição. Uma boa leitura para todos!

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA.


Cerca de 70% do nosso corpo é constituído por água. A água é um componente fundamental do organismo e participa de muitas funções vitais. Deve-se salientar que morremos mais rapidamente de sede do que de fome.

Diariamente perdemos cerca de 2 litros de água pela urina, transpiração, fezes e respiração. Se esta quantidade não for reposta, o organismo entra em processo de desidratação, o que pode comprometer seriamente o seu bom funcionamento.

Não se deve esperar pela sede para beber água, pois quando ficamos com sede significa que o nosso organismo já necessita de água há algum tempo. Sintomas como boca seca, mal estar, diminuição da produção de saliva e respiração acelerada pela boca são sinais de que o corpo necessita de ingestão imediata de água. Pequenas perdas de água não repostas podem prejudicar o desempenho, diminuir a capacidade de trabalho, aumentar a temperatura do corpo e o número de batimentos cardíacos. Grandes perdas de água não repostas podem levar a pessoa à exaustão, provocando cãibras musculares, desidratação, alucinações e até mesmo a morte.

A desidratação pode comprometer o desempenho durante o exercício físico. Devido à maior perda de água e eletrólitos, através da sudorese, é indicado que esportistas ingiram líquido (de preferência a água) antes, durante e após os períodos de treinamento e competição.

Karla Lorenzo
Nutricionista
CRN3 36291

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI