Xadrez Geográfico na IESI.

terça-feira, 31 de julho de 2012 0 comentários

O Projeto de Xadrez da IESI é uma ferramenta multidisciplinar sócio cooperativo desenvolvido com interdisciplinaridade, que aborda de forma atrativa os benefícios da modalidade e atua no desenvolvimento intelectual e das habilidades e aptidões interpessoais de seus alunos em diversas disciplinas educacionais.

Nesta matéria apresentaremos o Xadrez Geográfico por meio de um texto adaptado e redigido pelo aluno Vitor Augusto do 4º ano B do Ensino Fundamental da instituição, que define em linhas gerais as atividades desenvolvidas e o objetivo do aprendizado da disciplina de Geografia juntamente com o jogo de xadrez.

“A importância do jogo de xadrez nas escolas.”

O xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização e concentração, alem de desenvolver de forma especial, a memória.

O xadrez trabalha a imaginação, a memorização, o planejamento, a paciência, a antecipação, a inteligência, a criatividade, a lógica matemática,  o raciocínio, etc.

No xadrez o jogo exige visualizar e antecipar as jogadas futuras do seu adversário com concentração total no tabuleiro, sem que se mova nenhuma peça, com motivação para criação e imaginação.

A prática do xadrez também não discrimina as diferenças de sexo, idade, condição social ou raça. A atividade competitiva oficial permite que deficientes visuais, auditivos e físicos em geral, participem em igualdade de condições com os não deficientes.

O tabuleiro que fizemos foi muito interessante, pois alem de jogarmos o xadrez, também aprendemos os países, os estados e suas capitais com mais facilidade. Quando jogamos, por exemplo, o cavalo em uma casa que tenha um estado e erramos sua capital, temos que voltar o cavalo na mesma posição e ainda perdemos a jogada. Com isso, aprendemos ao mesmo tempo jogar xadrez e adquirir conhecimentos geográficos.

Por Mkt e Relacionamento

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI