A obesidade x alimentação correta

quarta-feira, 18 de julho de 2012 0 comentários

O SI em Notícia traz hoje matéria para dar continuidade neste tema de extrema importância e conscientização para uma boa educação alimentar. De acordo com PNAN – Política Nacional de Alimentação e Nutrição, de 2011, a introdução de alimentos deve ser feita em tempo oportuno, esse é o momento no qual os primeiros hábitos são adquiridos e formados e a correta inserção dos alimentos tem o papel de promoção à saúde e hábitos saudáveis, além de proteger a criança de deficiências de micronutrientes e doenças crônicas na idade adulta.

A dieta habitual do brasileiro é composta por diversas influencias e atualmente é fortemente caracterizada por uma combinação de uma dieta “tradicional” (baseada no arroz com feijão) com alimentos classificados como ultra processados, com altos teores de gorduras, sódio e açúcar e com baixo teor de vitaminas e minerais e alto conteúdo calórico.

A diminuição dos níveis de atividade física, aliado à adoção de métodos alimentares pouco saudáveis têm relação direta com o aumento da obesidade e demais doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão e explicam, em parte, as crescentes prevalências de sobrepeso e obesidade observadas nas ultimas décadas.

A obesidade tornou-se uma epidemia, como os fatores que a causam são bastante convenientes. Na verdade, há cada vez mais e mais pessoas com excesso de peso e obesas.
Ganhar esses quilos a mais parece ser mais fácil do que perdê-los. De fato, você pode estar com este dilema. Muitas pessoas estão sempre a perguntar “Que devo fazer para perder peso?” ou “Qual é a melhor maneira de perder peso?”.

Como se costuma dizer, a melhor maneira de lidar com uma condição é a de saber a sua causa. Dessa forma, pode saber o que é que a irá tratar.Então, é melhor saber quais são as causas da obesidade para saber como colocar-lhes um travão. Tem que as travar de inicio para controlar o seu dilema.

Uma causa comum da obesidade pode ser o seu estilo de vida. Os alimentos presentes nas cadeias de fast food são apelativos e saborosos, mas não são nutritivos. De fato, estas refeições contêm principalmente calorias e gorduras variadas. Estas refeições são elaboradas para satisfazer a fome, sendo que a maioria das vezes os alimentos já estão preparados previamente, perdendo valor nutritivo devido à adição de aditivos e compostos feitos para preservá-los durante mais tempo, que também são negativos para a saúde, sendo por vezes mais perigosos do que as próprias calorias. Estes elementos são normalmente químicos e podem causar uma série de doenças.

Por Karla Lorenzo Val

Nutricionista da IESI

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI