As comidas típicas e as tradições das Festas Juninas.

segunda-feira, 18 de junho de 2012 0 comentários

Em sua terceira publicação, o Si em Notícias trás para os leitores mais uma matéria sobre as comidas típicas e tradições das Festas Juninas.

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades juninas, são feitas deste alimento. Alguns exemplos deste saboroso cardápio são: a pamonha, o cural, o milho cozido, a canjica, o cuscuz, a pipoca, o bolo de milho, entre outros. Além destas receitas, também são feitos nesta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé de moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Já as tradições juninas são parte integrante das comemorações. As fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas, e os balões que também compõem todo o cenário. Embora cada vez mais raros e em função das leis que proíbem esta prática e dos riscos de incêndio que representam os balões são tradicionalmente utilizados pela população.

Na região Nordeste é muito comum à formação de grupos festeiros, que ficam andando e cantando pelas ruas das cidades, onde passam pelas casas e no qual seus moradores deixam nas janelas e portas comidas e bebidas para serem degustadas por eles.

Na região Sudeste é tradicional a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas e possuem barraquinhas com comidas e bebidas típicas, com jogos e diversão para todos. A dança da quadrilha e outras danças típicas geralmente ocorrem durante toda a quermesse.

Depois desta deliciosa e divertida matéria aproveitamos e convidamos a todos para desfrutar da Quermesse Regional da IESI, que acontecerá dia 23 de Junho, sábado, a partir das 11h00min. Participem!

Por Mkt e Relacionamento.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI