XADREZ: UMA LIÇÃO DE COMO COMPETIR NA VIDA.

segunda-feira, 21 de maio de 2012 0 comentários

No xadrez não tem como acusarmos outras pessoas de serem culpadas pelo erro de nossa decisão mal analisada, nesta modalidade aprendermos com os nossos erros ou não jogaremos mais...

Competir significa entrar em competência, isto é, julgar nossas habilidades e colocá-las a prova. A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir sua missão, com mais êxito que outros competidores. Baseia-se na capacidade de criar estratégias e táticas, de acordo com a sua missão específica para atingir neste caso, o xeque mate.

Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa. Ao tratarmos o xadrez como jogo vemos que é preciso dominar e aplicar o conhecimento nas partidas e quanto mais se aplica, mais sentido faz para o praticante as determinadas jogadas do adversário,  ou seja, ao treinarmos, desenvolveremos um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente. Desta forma pressupõe-se um pensamento, uma lógica que denominamos de conhecimento intelectual, desenvolvido por meio do empirismo do jogo.

Partindo da premissa de que o desenvolvimento do raciocínio é elemento fundamental para que a cidadania se efetive, apresentamos o jogo de Xadrez como complemento à educação escolar. Por isso a importância de levar os alunos para um festival de xadrez, pois lá o estudante colocará em xeque o seu conhecimento no sentido de auto avaliação. Esta atividade proporciona não apenas mais uma opção de lazer, mas a possibilidade de valorizar o raciocínio por meio de um exercício lúdico. Estimular a prática deste esporte que traz benefícios relacionados ao raciocínio, concentração, compreensão da competitividade, aumento da inteligência criativa é contribuir para o crescimento do desempenho escolar, da ética e da cidadania do nosso educando.
Texto:  Professor de xadrez  Jonny William.

A IESI parabeniza todos os alunos pela participação no Festival de Xadrez do SESC Itaquera, no dia 17/05/12, os pais e professores pelo tempo disponibilizado, pela motivação e compreeensão, mas principalmente  por acompanharem todo o evento.

Veja as fotos: Campeonato de Xadrez!
Por Mkt e Relacionamento.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI