DIA MUNDIAL DO SOLO: Conheça sua importância para o Meio Ambiente.

quinta-feira, 3 de maio de 2012 0 comentários


O SI em Notícia divulga nesta publicação informações para seu conhecimento geral sobre esta data tão relevante para o planeta.

Você sabe qual a importância do solo no meio em que vivemos? Faz algo que contribua para sua preservação? O solo é um meio complexo e heterogêneo originado, principalmente, pelas rochas, além de organismos vivos (plantas, bactérias, fungos, protozoários, invertebrados e outros animais), clima, o relevo e o tempo.

Os solos possuem muitas funções importantes, entre elas, destaca-se a sustentação da vida e do “habitat” para pessoas, animais, plantas e outros organismos; a manutenção do ciclo da água e dos nutrientes; a proteção da água subterrânea; a conservação das reservas minerais e de matérias primas; a produção de alimentos e o meio para manutenção da atividade socioeconômica.

A APLYSIA, por sua vez, está desenvolvendo um papel inovador por meio da implementação e desenvolvimento de métodos para avaliação de risco ecológico integrado (água e solo). Por meio da utilização de bioindicadores, como plantas e minhocas, avalia-se a qualidade ambiental. Os estudos com organismos em laboratório, em condições controladas e padronizadas para a avaliação das respostas desses ensaios, têm sido a fonte de informações predominantes para a avaliação ecológica dos efeitos dos contaminantes tóxicos. E assim as informações necessárias para avaliação e determinação da ecotoxicidade dos solos analisados.

Vivemos no planeta Terra, que possui ciclos de criação e recriação contínuos. As atividades humanas exercem influência sobre estes ciclos. Necessário se faz então, conhecer e entender os processos que nele ocorrem para identificar qual a ação menos impactante ao meio.
Por Mkt e Relacionamento.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI