Um pouco mais sobre o Xadrez para você!

terça-feira, 10 de abril de 2012 0 comentários


Mais uma vez a IESI pesquisa curiosidades sobre o xadrez e publica nesta matéria a combinação de planos, estratégias e táticas do jogo.

Por um longo tempo acreditou-se que o mais importante era dar mate ao rei logo no começo do jogo. Os jogadores eram grandes atacantes e tinham um rico conhecimento de armadilhas e ciladas de aberturas que só eram possíveis graças aos erros do oponente. Com o tempo percebeu-se que isso era errado, pois se houvesse uma defesa correta, as armadilhas não funcionariam e podiam, em certos casos, prejudicar o próprio jogador.

Assim, para combater o adversário era preciso pensar, não somente no melhor lance para si mesmo, mas imaginar qual seria a melhor resposta para ele. Desse modo as ciladas não eram mais tão eficientes, era necessário saber atacar e defender ao mesmo tempo. Os planos feitos por um jogador eram prejudicados pelos planos do adversário e vice-versa. Formou-se assim uma luta tática no meio-jogo, pois era necessário fazer com que o adversário, mesmo com seu melhor lance, não pudesse evitar que os planos fossem cumpridos. O elemento mais conhecido da tática é a sua combinação com diversas estratégias.

"Se partimos do ponto de vista que por estratégia se entende estabelecer um plano e por tática realizá-lo, então a combinação deve ser considerada como a mais alta manifestação de tática. Por combinação se cria uma etapa especial e curta da partida onde se atinge forçado um objetivo precioso. Nesta etapa da partida os lances formam uma sequência lógica e se encontram numa ligação indissolúvel um após o outro".


Por Mkt e Relacionamento.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI