Comemorações de 21 e 22 de Abril.

segunda-feira, 23 de abril de 2012 0 comentários
  
Em 21 de abril de 1792 foi o dia de um grito de liberdade, no qual o primeiro sonho de um Brasil livre da colonização portuguesa se fez ouvir. Neste exato dia em que Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, morreu enforcado e o movimento da Inconfidência Mineira se fez valer.

Historicamente, a Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.

Neste dia também comemoramos o aniversário da Fundação da cidade de Brasília, que projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e constantemente vistoriada pelo Presidente em exercício Juscelino Kubitscheck, e contrariando todos os partidos de oposição da época, foi inaugurada em 21 de abril de 1960, com toda pompa que a capital merecia e até hoje continua sendo uma das mais belas e a mais moderna cidade do país.

O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegou ao litoral sul do atual estado da Bahia em um monte, que fora posteriormente batizado de Monte Pascoal.

O Descobrimento do Brasil deve ser entendido dentro do contexto das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI). Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas do mundo e se lançaram ao mar em busca de novas terras para explorar. Usavam também o mar como rota para chegar as Índias, grande centro comercial da época, onde compravam especiarias (temperos, tecidos, joias) para revender na Europa com alta lucratividade.

A IESI informa que no dia 25/04/12, quarta feira, todas as datas históricas serão comemoradas com muita educação, moral e civismo.
Por Mkt e Relacionamento.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI