Curiosidades do Xadrez

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012 1 comentários
O nome do jogo, em português Xadrez e em espanhol Ajedrez, parece vir do árabe Shatranj. Em várias outras línguas européias o nome parece ter mais relação com a peça principal do jogo na Pérsia, o shah. São nomes como Chess (inglês), Shach (alemão) e Échecs (francês).

A evolução das peças ao longo da história é interessante. Elas, que a princípio representavam os personagens de uma guerra, na Europa ganharam um pouco mais cara de corte que de exército.

A dama, ou rainha, era antes a figura do vizir, ou ministro. A torre, rook em inglês, era na Pérsia rukh, carruagem. O elefante, pil na Índia, se tornou o espanhol alfil, na maior parte dos países conhecido como bispo. Na França é curiosamente conhecido como fou, ou bobo da corte. O cavaleiro, em várias línguas se tornou o cavalo, como em português, espanhol e italiano.

Só na Europa, o tabuleiro quadriculado passou a ter casas alternadamente pretas e brancas. Já na Índia o jogo era originalmente jogado por quatro jogadores, cada um com oito peças. Ocorria uma aliança de dois contra os outros dois. Na evolução do jogo, os quatro exércitos acabaram se fundindo em dois exércitos de 16 peças cada.

A IESI busca curiosidades para seus leitores e aproveita para apresentar mais uma poesia do Projeto Interdisciplinar de Xadrez que desenvolve e complementa o aprendizado com a valorização da atenção e concentração; do julgamento e planejamento; da imaginação e antecipação; da memória e da vontade de vencer; da paciência e autocontrole; do espírito de decisão e coragem; da lógica matemática, do raciocínio analítico e sintético; da criatividade e inteligência; da organização metódica do estudo e do interesse pelas línguas estrangeiras. 

Por: Marketing e Relacionamento

1 comentários:

  • O Xadrez Educacional IESI disse...

    ADOREI!
    PRECISAMOS MOSTRAR COM TODOS RECURSOS POSSÍVEIS, O QUANTO O xADREZ É IMPORTANTE E O QUE FEZ TAL JOGO, CIÊNCIA E ESPORTE PERDURAR TODOS ESSE ANOS... ELE FOI CONHECIDO POR CIVILIZAÇÕES DIVERSAS E ATÉ HOJE, NEM OS COMPUTADORES E OS MELHORES JOGADORES CONSEGUIRAM ENCONTRAR TODAS AS JOGAS POSSÍVEIS, TRATANDO-SE DE ESTRATÉGIA OU TÁTICA E OUTROS... o XADREZ É O SEGUNDO ESPORTE MAIS PRATICADO NO MUNDO... AGRADEÇO À INSTITUIÇÃO DE ENSINO SANTA IZILDINHA POR TER ADERIDO AO PROJETO E ABERTO AS PORTAS PARA QUE OS ALUNOS TIVESSE ACESSO A ESSE ESPORTE CULTURAL E MILENAR...PARABÉNS ALUNOS... PARABÉNS PELA DIVULGAÇÃO DESSE ESPORTE,EQUIPE DE MARKETING E RELACIONAMENTO...2012,PURO XADREZ!!!

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI