Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011 0 comentários

Desde 1988, O Brasil adotou o 1º de dezembro como Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Esta data surgiu a partir de uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV. 
Diante do diagnóstico, de seu tratamento e de um adequado apoio, os pacientes que possuem o vírus HIV/AIDS enfrentam barreiras de preconceito e discriminação, o que prejudica o combate a esta doença. Estes estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos.
Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da AIDS no país. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à doença.
O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a AIDS - Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Só falta agora, o povo brasileiro, encontrar uma forma de ponderar e acabar com os preconceitos contra a doença e seus portadores, aumentar a prevenção e exercer mais da solidariedade diariamente em suas vidas..
          
Dicas Importantes: A AIDS não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, na utilização do mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, na prática de esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega AIDS dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

Saiba mais no Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde.

Por: Mkt e Relacionamento

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI