Valorize a Criatividade

quinta-feira, 17 de novembro de 2011 0 comentários

       Apesar do dia 17 de novembro ser o dia da criatividade, não existe razão conhecida para a escolha da data, portanto assumimos que todo dia deve ser o seu dia. A criatividade produz coisas legais, divertidas e nos ajuda sempre a encontrar soluções inovadoras para os problemas que enfrentamos.
       Muitos não sabem, mas é comprovado cientificamente que todos nós possuímos um potencial criativo imenso e para usá-lo, basta reconhecermos isso.
       Acredita-se que a criatividade começa a ser desenvolvida durante a infância. O que propulsiona o crescimento deste potencial é o elogio dos pais, professores e amigos quando a criança tem uma idéia ou atitude inovadora. Mas atenção: o inverso também é verdadeiro.
       Criticar uma criança por um ato inovador pode bloquear o crescimento do potencial criativo. 
       Valorizar as ações positivas é uma forma de incentivar que a criança crie mais e perca o medo do novo.       Por se tratar de um tema um tanto quanto subjetivo, vários estudiosos definiram a criatividade de uma maneira diferente. Veja alguns exemplos:
  • Para Ghiselin (1952), é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva;
  • De acordo com Flieger (1978), manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio;
  • Segundo Stein (1974), criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo.
       Existem dois tipos classificados para a criatividade: 
  •  A Criatividade individual: é a forma criativa expressada por um indivíduo;
  •  A Criatividade coletiva: forma criativa expressada por uma organização, equipe ou grupo. Surge     geralmente da interação de um grupo com o seu exterior ou de interações dentro do próprio grupo e  tem como objetivo principal otimizar seus objetivos. 
       A IESI sempre procura valorizar individual e coletivamente a criatividade, pois pressupõe que todo ser humano a possui em diferentes habilidades, e que essas habilidades criativas estejam de certa forma ligadas aos talentos de todos.
Por: Mkt e Relacionamneto

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI