segunda-feira, 10 de outubro de 2011 0 comentários

O Pró - TV é a Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira. Foi fundada em 21 de Agosto de 1995, com o nome de APITE – Associação dos Pioneiros da TV, transformando-se depois em APPITE, agregando os demais profissionais e incentivadores. A idéia partiu de Vida Alves, que reuniu os colegas Walter Forster, Luiz Gallon, Lia de Aguiar, Ana Maria Neumann, Walter Ribeiro dos Santos e Blota Jr. E foi a partir daí que surgiu a associação, que a cada ano aumenta em número de colaboradores.

Como meta, preserva a memória da TV e serve de ponto de encontro sobre o tema. Promove e organiza shows, exposições, eventos e premiações, como por exemplo, o Prêmio Pró - TV. Em sua sede há um acervo de aproximadamente 8 mil fotos, equipamentos (como a 1ª câmera do Brasil), figurinos de teleteatros e séries (como a roupa do "Capitão 7", da Record), televisores e um acervo audiovisual. Neste acervo, há 160 depoimentos de pioneiros. Todos foram gravados pela própria associação. Grandes nomes como os de Dercy Gonçalves, Dias Gomes, Boni, Eva Wilma, Walter Avancini, João Saad e Arrelia já têm suas histórias registradas.

Esse resgate tem um objetivo: a construção de um Centro de Memória sobre televisão. Atualmente a sede do Pró - TV está situada na casa de Vida Alves, que preside a entidade desde 1995. E que abdicou de outros trabalhos para servir integralmente à causa. Ela e os outros profissionais querem mais respeitabilidade e um local adequado para a preservação do meio que construíram. E todo esse esforço não está sendo em vão.

A ex-aluna da IESI Anna Beatriz F P Gomes atualmente trabalha conosco no Setor de Marketing da Instituição, teve o privilégio de conhecer e entrevistar a fundadora ilustre do Pró - TV, a Sra. Vida Alves conhecida como a primeira mulher que inventou o primeiro beijo e o beijo homossexual na Televisão Brasileira. Anna Beatriz está cursando Rádio, Tv e Internet na Universidade Metodista de São Paulo e nos contou um pouco a respeito da oportunidade que teve. "Estudei na IESI minha vida inteira, fiz o Ensino Médio Técnico de PP (Publicidade e Propaganda), escolhi o mesmo caminho do colégio, pois quero ser uma profissional no meio da Comunicação. Aprendi muito com a Instituição e nunca imaginei que fosse conhecer um exemplo de pessoa como Vida Alves. Sou eternamente grata por ela ter sido gentil, educada e super atenciosa e está ajudando muito no meu trabalho acadêmico P.I (Projeto Integrado). Gosto do que faço, tenho prazer em estar cursando e a honra de conhecer pessoas tão importantes como ela no meio da comunicação."

Por Marketing e Relacionamento

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI