Algumas inovações de TI que abalaram o mundo

quarta-feira, 19 de outubro de 2011 0 comentários

      A marca de uma inovação tecnológica de sucesso é perceber que não podemos ficar mais sem ela em nossas vidas. Vamos citar alguns dos desenvolvimentos mais revolucionários dos últimos 20 anos. São eles:

      Computação social
Nenhuma lista das principais inovações tecnológicas da última década estaria completa sem a computação social. É a teoria por trás de ferramentas sociais inovadoras como Facebook, Twitter, LinkedIn e, agora, o Google+.Charlie Bess, do HP Labs, descreve a computação social em termos comportamentais e sociológicos: “Antigamente, informação era poder, então, as pessoas a mantinham sob controle. Agora, é o compartilhamento de informações que determina a influência de uma pessoa.”

As redes sociais em evolução
As redes sociais resultantes da tecnologia da computação social são jovens, de forma que ainda não se sabe como elas vão evoluir. Sugerindo um novo patamar na descoberta da computação social, Bess também menciona um aumento nas pesquisas de redes sociais, "sobre quem está falando com quem, sobre o quê, e, se não estiverem falando, como fazer para juntá-los”.
     Com o vasto número de pessoas nas redes sociais e a imensa quantidade de informações sendo compartilhadas, com certeza tudo gerado vai ser muito interessante.


 Computação na nuvem
Como dizem por aí, a computação na nuvem chegou. Agora que quase todo mundo tem uma boa idéia do que a computação na nuvem é exatamente, ela está sendo adotada pelos principais compradores de TI. Companhias como Amazon, HP, Salesforce.com e Apple lançaram serviços de nuvem para usuários finais e empresas. Também há centenas de companhias menos conhecidas oferecendo serviços baseados na nuvem.
Para o consumidor, um serviço na "nuvem" realmente não difere muito de qualquer outro serviço ou aplicativo baseado na Web. Mas, para organizações pequenas ou até mesmo nas grandes, a computação na nuvem representa uma mudança legítima de paradigmas em como a TI é originada, oferecida e gerenciada. “Ela permite que as organizações deixem o negócio de TI e concentrem mais recursos e energia nos seus negócios principais”, afirma Alistair Veitch, diretor de pesquisas de plataformas de gerenciamento de informações e armazenamento do HP Labs. Em vez de ter que adquirir, gerenciar e manter todos os elementos de um serviço de TI - servidor, armazenamento e software--as organizações podem efetivamente alugar um serviço através da nuvem. 

 Permitindo grandes economias de escala
A computação na nuvem é normalmente baseada em recursos virtualizados e um modelo de "pague pelo que usar". Isso permite que as organizações façam economia na computação básica. E, como um serviço na nuvem pode ser compartilhado facilmente entre diferentes unidades ou departamentos de negócios, ele pode habilitar grandes economias de escala com qualquer serviço.Uma das outras grandes vantagens da nuvem, de acordo com Veitch, é a velocidade com que ela pode provisionar um serviço de TI. "As organizações podem 'pôr de pé' um serviço na nuvem em minutos, literalmente, e isso está criando problemas para as organizações de TI que, geralmente, precisam de semanas ou até meses para implantar um novo serviço de TI", diz Veitch. Como resultado, muitas organizações de TI estão criando suas próprias nuvens particulares, como um meio de competir com os serviços de nuvem públicos.

 Armazenamento inteligente
O armazenamento inteligente é uma inovação nascente que, provavelmente, vai crescer muito, conforme as organizações produzirem mais informações, além de precisarem de capacidade para gerenciá-las. Pense nisso como, simplesmente, um armazenamento com recursos computacionais embutidos, como pesquisa e análise de informações.
As informações se tornaram o ativo mais valioso de uma empresa, de modo que é natural que o poder computacional migre para os sistemas de armazenamento. Segundo Veitch,em alguns anos, será inimaginável ter sistemas de armazenamento sem capacidades de pesquisa, especialmente para empresas em setores com regulamentações muito rígidas ou com grande foco em segurança.


Armazenamento inteligente permite análises eficientes
De acordo com Veitch, os sistemas de armazenamento inteligente irão permitir que as organizações analisem, pesquisem, recuperem, excluam e arquivem informações com muito mais eficiência. As companhias que tiverem essas capacidades incorporadas ao seu armazenamento terão a vantagem de poder fazer essas coisas muito mais rápidas e com muito menos pessoas.
Veitch diz que o armazenamento inteligente irá ajudar as empresas a processar e analisar informações rapidamente, permitindo o aproveitamento das tendências dos “
dados grandes”, um termo usado para descrever análises de informações complexas em larga escala. Os “dados grandes” envolvem integrar, analisar e agir em relação a grandes conjuntos de dados, para prever tendências comerciais, ou mesmo terremotos.

Fonte:  HP – Technology at Work: Business Edition, 2011

A IESI parabeniza os profissionais de informatica pelo seu dia e deseja muito sucesso e prosperidade a todos e acredita que a civilização atual não sobrevive mais sem a tercnologia, como contextualizado acima.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI