Saiba mais sobre o Projeto Rock in Rio

quinta-feira, 29 de setembro de 2011 0 comentários
PROJETO "POR UM MUNDO MELHOR" 

Na edição 2011, o projeto social do Rock in Rio tem como tema "A música como alicerce na formação dos jovens", entre outras ações, como promover a Campanha Nacional de Doação de Instrumentos Musicais e um plano de sustentabilidade no festival.



Confira, abaixo, as principais iniciativas que compõem este plano, que inclusive rendeu ao evento o Selo 100R de certificação sustentável, concedido pela instituição portuguesa Sociedade Ponto Verde:

 - DESTINAÇÃO CORRETA DOS RESÍDUOS;  520 lixeiras para resíduos recicláveis e não-recicláveis estarão espalhadas pela Cidade do Rock e serão constantemente esvaziadas pela Comlurb - Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro. Os donos e funcionários das lojas, bares e restaurantes do festival também foram instruídos para separar o lixo em seus estabelecimentos. 

Os resíduos recicláveis serão encaminhados para a Usina de Jacarepaguá e triados pelos profissionais da Cooperativa Barracoop, que ficarão com toda a renda da venda dos materiais. Já o lixo orgânico irá para compostagem na Usina de Transferência e Reciclagem do Caju. A intenção é produzir adubo orgânico que será destinado para o Programa Rio Capital Verde, da prefeitura fluminense, que visa o reflorestamento da cidade. 
- REDUÇÃO E COMPENSAÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2; 

A organização do Rock in Rio distribuiu para todos os patrocinadores e fornecedores do festival um manual de boas práticas, que trazia dicas de como reduzir as emissões de CO2 para a realização do evento. 

A liberação de gases que não pode ser evitada será contabilizada e neutralizada, no próprio Estado do Rio de Janeiro, por meio de co-financiamento de projetos de sequestro de carbono e de incentivo a estudos que visam desenvolver tecnologias de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. 



- ATRAÇÕES SUSTENTÁVEIS;  Entre as atrações em pró do meio ambiente do festival, estão a EcoPista, pista de dança que produz energia limpa a partir dos passos feitos pelo público, e as EcoBikes, que transformarão a energia mecânica das pedaladas em eletricidade para movimentar a roda gigante do evento. 


- INCENTIVO AO TRANSPORTE PÚBLICO;  Para evitar o trânsito que geralmente ocorre durante os shows e festivais de música, a organização do Rock in Rio procurou incentivar o público a usar transportes públicos para ir ao evento. A frota das linhas regulares de ônibus que passam pelas proximidades da Cidade do Rock serão reforçadas e ainda haverá corredores exclusivos para o público do evento. 

Além disso, as avenidas de acesso estarão bloqueadas para carros e taxis e não haverá estacionamento nos arredores. 

- ACESSIBILIDADE;  Para receber dignamente as pessoas com deficiência, haverá rampas de acesso e banheiros especiais por todo o festival. Além disso, os dois principais palcos terão área especial reservada para este público, que ainda terá direito a levar um acompanhante para o local. 

- PROJETO SOCIAL: O Rock in Rio também contará com apresentação da Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli, que reúne crianças e jovens carentes do país que buscam se reintegrar socialmente por meio da música. A orquestra se apresentou no sábado, 24/09, ao lado do cantor Mike Patton, do Faith No More. 

Por MKT e Relacionamento

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI