Dia Mundial Sem Carro e Dia do Rio Tietê

quinta-feira, 22 de setembro de 2011 0 comentários

Comemorado hoje o Dia Mundial Sem Carro, um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.

Acontece hoje uma concentração na Praça da Liberdade às 18h, e o início da pedalada às 19h. São esperados centenas de ciclistas nesse dia. Para que o passeio aconteça tranquilamente, pedimos a todos que sigam as regras seguintes.

Instituição de Ensino Santa Izildinha reconhece as causas pelo uso de automóveis que são inúmeras e evidentes: poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas. Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.

Um dia depois do Dia da Árvore e do Dia Internacional da Paz é comemorado o Dia do Rio Tietê. A data simboliza a mobilização da sociedade pela despoluição e faz parte do calendário oficial do estado de São Paulo. Muitos ativistas, que diariamente fazem ações em prol da sua recuperação, fazem uma mobilização em homenagem ao Rio e às pessoas que lutam por sua melhoria. É também a oportunidade de exigir a continuidade do Projeto Tietê, que está na etapa final do cronograma de obras da segunda fase. Assim, o dia dedicado ao Rio será marcado com mais significado e força.

Por Marketing e Relacionamento

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI