7 Dicas para boa utilização de seu computador

sexta-feira, 2 de setembro de 2011 0 comentários
Você sempre foi ensinado a cultivar bons hábitos e evitar os maus hábitos. O mesmo se aplica ao uso do seu computador, em que os hábitos são bons, ruins ou péssimos. Os bons hábitos podem maximizar o investimento em TI e otimizar a eficiência operacional, enquanto os ruins podem lhe custar dinheiro e reduzir o seu desempenho. Os péssimos podem levar a um desastre e a uma grande confusão. De acordo com a HP segue uma lista de hábitos aplicáveis à sua rotina para conquista de eficiência e melhor funcionabilidade de um computador:
  1. Salve com freqüência;
Para evitar qualquer perda de dados em caso de problemas de software ou de sistema, salve regularmente suas alterações nos documentos. Essa ação leva apenas um segundo e não interrompe a sua produtividade. Use o atalho de teclado “Ctrl + S” ou clique no ícone “Salvar” – o velho símbolo de disquete na barra de ferramentas. Não confie no recurso “Salvar Auto”, visto que ele não é um recurso presente em todos os programas.
2.     Faça  backup;
Não corra o risco de perder os seus arquivos por não ter feito o backup deles. Com toda a ameaça possível de danos, perdas e roubos, nenhum disco rígido tem a garantia de estar funcional para sempre. A recuperação de dados normalmente não é possível e é mais cara e demorada dos que as pessoas pensam. O incontável esforço presente em documentos relacionados ao trabalho pode ser preservado com a simples cópia de arquivos em alguns DVDs, em unidades USB ou discos rígidos portáteis, em intervalos regulares.
3.     Pense antes de imprimir;
Uma cópia impressa é necessária apenas, mas não sempre. Portanto, antes de clicar em “Imprimir”, determine se você realmente precisa ter uma cópia do documento em suas mãos. Se precisar, você realmente precisará imprimir tudo? Use “Visualizar impressão” e a opção de selecionar um “Intervalo de páginas” para imprimir as páginas realmente necessárias. E use o recurso de impressão em frente e verso onde disponível – para imprimir várias páginas em apenas uma folha de papel. Também seria útil ajustar a sua impressora para imprimir em preto-e-branco por padrão, optando manualmente por imprimir em cores somente quando necessário. Todos esses hábitos de impressão terão um impacto positivo em suas iniciativas ambientais e poderão poupar dinheiro com o uso de menos tinta e papel.
4.     Estruture as pastas;
Onde você salva seus arquivos? Tudo está espalhado por toda a área de trabalho ou preso dentro da pasta "Meus Documentos"? Mantenha uma ordem criando pastas e subpastas, enquanto dá nomes apropriados aos seus arquivos. Essa ação levará apenas alguns segundos extras, mas poupará muito mais tempo no futuro, porque será fácil encontrar e classificar arquivos.

5.     Armazene chaves de software;
Anote as chaves de licença de software e armazene-as em um local seguro. Caso precise reinstalar ou ativar um programa, ter a sua chave de licença correspondente à mão pode fazer a diferença entre realizar uma simples reinstalação ou precisar procurar e comprar uma nova chave.
6.     Invista em software de segurança;
Proteja seu investimento em TI, seu trabalho pesado e você mesmo! Vírus, spywares, hardwares e outros softwares maliciosos são tópicos sempre falados por um motivo. Essas ameaças podem infectar seu computador sem ao menos você ter percebido. Mas você sabe qual tipo de dano elas podem causar? Elas podem excluir ou danificar arquivos, rastrear sua atividade online, roubar informações pessoais e aborrecê-lo por reduzir o desempenho do computador. Aja antes que essas ameaças ajam, investindo em softwares de segurança suficientes. Ao fazer isso, mantenha o software atualizado e faça uma verificação em seu computador regularmente para manter a produtividade e o desempenho ideais.
7.     Pisque. Sim, seus olhos;
Ficar olhando para a tela do computador por períodos prolongados pode causar um impacto negativo à sua preciosa visão. Os usuários de computador tendem a piscar com menos frequência, portanto, pisque os olhos com mais frequência, fazendo disso um hábito. Por quê? Piscar os olhos produz lágrimas que revestem os olhos, mantendo-os lubrificados e úmidos. Outros hábitos que preservam e protegem sua visão são focar objetos distantes a cada 15 minutos para relaxar os músculos dos seus olhos e dar uma parada a cada uma ou duas horas para reduzir a fadiga ocular. Seus olhos agradecem.

A Instituição de Ensino Santa Izildinha acredita que se faz necessário debater onde cada um desses hábitos  classificam-se em uma escala de importância, pois é essencial  a incorporação de uma rotina diária para prolongar a vida útil do computador, economizar tempo, confusões e dinheiro, e consequentemente deixar o usuário livre  e voltado às suas prioridades.


Por Mkt e Relacionamento.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI