O USO DE SACOLAS PLÁSTICAS: UMA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DE TODOS

quarta-feira, 10 de agosto de 2011 0 comentários
De acordo com o substitutivo No 05/11 ao Projeto  de Lei No 496/07 que dispõe que a partir de zero hora de 1º de janeiro de 2012, fica proibido à distribuição gratuita ou venda de sacolas plásticas a consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do Município deo Paulo, e dá outras providências, por ser prejudicial ao meio ambiente.

Em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, seu tataraneto pode no futuro se deparar com o saquinho que você jogou fora hoje. No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso, a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os dejetos resultantes.

outro grande problema:que é a poluição dos mares por este tipo de lixo. Saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir o saquinho, as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. Se você tiver oportunidade de um dia visitar o Projeto Tamar, verá que lá estão expostos vários cadáveres de tartarugas que morreram desta forma.

Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de lixo. E quando incinerado libera toxinas prejudiciais para nossa saúde.

A Instituição de Ensino Santa Izildinha desde 2010 promove seus serviços, distribui para seus parceiros e colabora com o projeto governamental na utilização de uma sacola 100% reciclável. Esta sacola é feita de papel Kraft pardo advindos de aparas de jornais, revistas, papelões, embalagens Tetra - Pack. A produção industrial é auto-sustentável, preserva os recursos naturais por meio do reflorestamento e de novas técnicas de sustentabilidade do meio ambiente.

Quem não possui nossa sacola venha nos visitar e retire gratuitamente a sua. Se cada um de nós fizermos nossa parte e  levarmos as nossas próprias sacolas para as compras, já estaremos colaborando com o meio ambiente e ajudando na conservação do planeta Terra.

Para mais informações sobre o assunto, acesse: o link e vejam questão sobre esse assunto respondido pelo Instituto Akatu que é uma empresa que trabalha com a sustentabilidade dentro das empresas
.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI