A educação física na IESI

terça-feira, 30 de agosto de 2011 0 comentários

A atividade corporal faz parte da vida do ser humano. O ato de jogar é tão antigo quanto a própria história do homem. O jogo é uma atividade livre, fundamentalmente lúdica, contendo regras não convencionais, de caráter competitivo ou não e que possui como característica principal a espontaneidade,  possibilitando a expressão de vivências culturais da forma intensa e total.
Na infância o jogo é essencial. Brincando e jogando a criança reproduz suas vivências e transforma a realidade de acordo com seus interesses e desejos, de forma dinâmica e criativa.
Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.
- Coordenação motora geral, permite à criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Ex: Andar, pular, rastejar, correr, etc.
-Nas fotos, estão fazendo um circuito que apresentam corrida, zigue-zague, pulos, etc. Isso envolve a coordenação motora geral
- Coordenação motora geral específica, permite controlar movimentos específicos de uma atividade. Ex: lançar em um alvo, chutar uma bola (futebol), bandeja (basquete), etc.
- Nas fotos,  as crianças estão jogando um boliche adaptado cujo objetivo é acertar o alvo que são as garrafas. Isso envolve a coordenação motora específica.

Professora Sandra
EDUCAÇÃO  FÍSICA

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 SI em Notícias | IESI